Por categorias | Novidades, Pastoral

Hoje é o dia do Pastor

Hoje é o dia do Pastor

Escrevo hoje, referindo-me a um dia aleatório, como o dia 31 de março, por exemplo. Sim, hoje é o dia do Pastor. Mas no calendário eclesiástico do ano de 2013 está reservada a data de 09 de junho. Qual será o dia correto? Repito, sem medo de errar: hoje é o dia do pastor.

Vamos deixar a data para resolvermos depois. Vamos falar primeiro sobre o pastor? Quem ele é? O que se espera dele? Jesus disse de si mesmo como o “Bom pastor” e acrescentou: “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. Na verdade, sendo Jesus o pastor, todos os dias devemos reder-lhe homenagens, honras, gratidão. Ontem, hoje, amanhã e sempre serão dias iguais, dias do Pastor Jesus em nossas vidas.
Esse Jesus, pastor supremo, “deu dons aos homens” e a alguns Ele chamou como auxiliares seus, para pastorear o seu rebanho. Aliás, já que todas as ovelhas são dEle, só podemos admitir alguém como pastor, se for chamado pelo Dono, Jesus. Assim como o exercício ilegal de uma profissão acarreta em ônus, dissabores, prejuízos, assim também, querer exercer o pastorado sem o chamado divino, torna-se um desastre.
Um dos motivos para a preocupação com esse chamado divino é que Jesus vai requerer das mãos dos pastores, seus auxiliares, a prestação de contas sobre as ovelhas que são dele. Em Hebreus 13.17 lemos: “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” Ou seja: todos prestaremos contas a Deus sobre os nossos atos e os pastores, além da prestação de contas sobre os seus atos, ainda prestarão contas das ovelhas que estão sob os seus cuidados.
Seria uma tragédia para o pastor, se apenas no segundo domingo de junho fosse ele lembrado, ouvido, honrado. Seria uma tragédia também para as ovelhas se, por qualquer motivo, o seu compromisso com o Sumo Pastor, não fosse alvo de orações, dedicação e dependência constantes. Portanto, hoje é o dia do pastor terreno, do sumo Pastor e dia das ovelhas também. Hoje é dia de renovação de compromisso de todos nós, compromisso de oração, de sustento, de apoio, de honra, de serviço, de prontidão, porque o fazemos para aquele que realmente nos pastoreia, Jesus.
Quanto aos pastores temporários, terrenos e humanos, lembremo-nos de suas fragilidades, de que são carecedores de nossas orações e incentivo. Um pastor só pode chegar a realizar alguma grande tarefa de apoio às ovelhas, se conseguir reconhecer sua pequenez e dependência permanente do agir do Espírito de Deus e se for apoiado pelo rebanho que lidera.
Com alegria por estarmos juntos nesse rebanho, Nilson Godoy

Escrito por:

Nilson Gomes Godoy que escreveu 89 artigos em SIBNF – Segunda Igreja Batista de Nova Friburgo.

Pastor da SIBNF

Contate o autor

Deixe um comentário

Advert

Atendimento On Line

Aniversariantes

Próximos Eventos

Twitter


Follow @2ibnf
Powered By: Make Money Online Free

© 2013 SIBNF – Segunda Igreja Batista de Nova Friburgo. Desenvolvido no Wordpress. [___Acessar___]